quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Limpeza ecológica


Limpeza ecológica


Texto Original e créditos do JORNAL .

Você acha possível fazer uma faxina ecológica para defender o meio-ambiente – uma limpeza geral na casa, sem nenhum produto químico? Uma faxineira do Rio de Janeiro não só faz essa limpeza ecologicamente correta como também ensina a receita pra qualquer dona de casa.


Márcia Regina começou a fazer faxina aos 12 anos de idade. Ela sempre trabalhou com limpeza e herdou da avó uma receita poderosa em tempos de consciência ecológica.

O trabalho dispensa produtos industrializados. Pelas mãos de Márcia, a casa fica brilhando com água, sal, vinagre branco, limão e bicarbonato de sódio, que muita gente usa como fermento.

A mistura era usada pela avó de Márcia – na época, não por questões ecológicas, mas por necessidade. "Por falta de dinheiro mesmo, a gente usava o que tinha em casa", ela conta.

Ao ver essa mistura, muita gente pode pensar no cheiro que o vinagre deixaria na casa, mas nós acompanhamos o trabalho da Márcia e realmente não fica cheiro algum. Ela usa essa receita caseira até para limpar os armários. "E nunca vi traça, mofo nem cheiro nenhum nos armários", ela garante.

Ao varrer, Márcia também dá exemplo: usa uma vassoura feita com garrafas pet.

E há outras dicas para você ser politicamente correta na faxina:

- use um pano em vez de toalhas de papel na copa ou na cozinha. - tire o pó das lâmpadas; assim, elas economizam energia – até 10%, de acordo com o ministério de Minas e Energia.

A gerente de vendas Patrícia Curvelo tinha dúvidas quanto ao resultado, mas fiscalizou a limpeza e aprovou a velha-nova receita. "Nós temos esses produtos em casa, então com certeza economiza, e o ambiente fica limpo sem cheiro algum", ela resume.


Aprenda a preparar uma mistura para limpar pisos, armários e o vaso sanitário sem usar produtos químicos.


É possível limpar o piso, azulejos e armários com essa mistura. Com um borrifador cheio, você consegue limpar uma casa com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Confira os ingredientes:

- 1 litro de água
- 1 pitada de sal
- dois dedos de vinagre branco + ou - 50 ml.
- 6 gotas de limão
- 4 colheres de chá (cheias) de bicarbonato de sódio

Para limpar o vaso sanitário, misture só a água, o bicarbonato e o sal e dispense os outros ingredientes. Deixe a mistura agir por meia hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...