terça-feira, 6 de setembro de 2011

Arranque o problema pela raiz - 11 de Setembro 2011

Homem-árvore piora

Acho que todos conhecem o “homem-árvore”, ele é indonésio e tem 37 anos e sofre um doença que transformou suas mãos e pés em aglomerados de verrugas, o que o deixa bem parecido a raízes de árvores. Ele havia feito uma cirurgia para retirada de algumas verrugas – chegou a tirar 6 Kg do corpo – mas parece que recentemente ela voltaram a crescer e dificultar mais ainda a vida desse homem.
Depois da cirurgia ele passou a ser atendido em casa como paciente ambulatorial e estava esperançoso de se recuperar e arrumar um emprego afinal, quando começou a aparecer as verrugas ele perdeu o emprego e a mulher, que levou seua dois filhos.
“As (verrugas) que foram removidas estão crescendo novamente e começaram a reaparecer depois que voltei pra casa”, afirmou Dede. Por algum tempo, Dede lembrou que pôde ir pescar e até mesmo utilizar um telefone celular, mas novamente passou a necessitar de apoio para realizar atividades diárias.
“Alertamos que a enfermidade poderia não ter 100% de cura. Na cirurgia inicial, tratamos somente de melhorar a sua qualidade de vida”, destacou Rachmat Dinata, um dos médicos responsáveis pelo tratamento. Segundo ele, o paciente precisaria de pelo menos duas operações por ano.
A Doença
Anthony Gaspari, dermatologista americano que estuda o caso, informou há algum tempo que Dede aparentemente sofre com uma variação do vírus do HPV. O HPV, ou vírus do papiloma humano, infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações.
Uma das formas mais conhecidas de propagação da doença é pela relação sexual. Mas no caso de Dede, a doença se agravou por um problema genético do ex-pescador: seus anticorpos são incapazes de combater ou simplesmente deter o crescimento das verrugas. Em depoimento ao canal Discovery – que exibiu recentemente um documentário sobre o problema – Gaspari diz acreditar que uma severo tratamento com vitamina A pode ajudar a determinar a origem do problema.
O indonésio começou a desenvolver a doença ainda na adolescência, após sofrer um profundo corte no joelho.
“Não estou desesperado, mas quero me recuperar”, desabafou ele em sua casa, na localidade de Tanjung Jaya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...